sábado, 24 de agosto de 2013

TURISTAS  AOS  MILHARES!...
 
"Independence of the Seas"
 
Dei um passeio pelos Portos de Lisboa e tive o prazer de ver acostados desde Alcântara até Sta. Apolónia, seis paquetes internacionais de grande porte:  O "Independence of the Seas", o "Kristina Cruises",  o "Crystal Symphony", o "Silver Seas",  o "Aurora" e o "Princess Danae".  A nossa cidade foi vista e fotografada por milhares de turistas num só dia, o que é um grande orgulho para todos nós, mas constatei com alguma tristeza que não havia qualquer apoio turístico de boas vindas,  à excepção do "Independence of the Seas" que foi recebido com honras especiais por ser a primeira vez que acostou em Lisboa. 
 Ao longo deste passeio pelos vários portos, esperei encontrar frotas de autocarros de turismo e até táxis, com pequenos circuitos organizados para mostrarem  a nossa cidade,  assim como tendas com mostras e venda dos nossos produtos,  os nossos bons queijos, os enchidos, os vinhos, o artesanato e tantas coisas mais, produzidos por nós, de Norte a Sul do País... Mas não havia nenhum mimo nem vivalma para receber e acarinhar estes milhares de turistas que desciam  as escadarias dos paquetes e  pisavam pela primeira vez a nossa linda cidade à beira mar plantada.  Saíam e deambulavam-se pelas imediações, sem qualquer guia, desmotivados, perdidos. Encontrei uma única tendinha, num dos portos, com vinhos e peças em cortiça.  Aí, os turistas entravam e saíam momentos depois, satisfeitos,  abraçando os seus  "souvenirs" e regressando ao paquete, mas também sós.
Fiquei indignada por ver como se perdem estas oportunidades extraordinárias  de promovermos os nossos produtos,  a nossa cultura, a nossa história, os nossos costumes  e de darmos a conhecer ao mundo o povo hospitaleiro que somos. Faltava também a nossa Bandeira Nacional, o nosso calor humano, o prazer e a arte de bem receber!  O turismo é a nossa âncora de salvação, por favor não a deixem afundar!...
Pergunto-me: 
Que imagens e recordações levam estes turistas do nosso Povo e da nossa Cidade?  
Voltarão algum dia?
  
"Kristina Cruises" 
"Princess Danae"
"Silversea"
"Crystal  Symphony" 
"Aurora"
"Aurora"
(Vários paquetes ancorados nos Portos de Lisboa)
  
 
 
(Algumas fotos são de minha autoria, outras retiradas da Net )  

domingo, 11 de agosto de 2013


MENSAGEM  DE  REFLEXÃO!...
O que está acontecendo a todos nós?
De que lado você está?... ON ou OFF?
Um Vídeo de Deivison Pedroza,  que me foi enviado e que partilho pela sua actualidade:
 "Chegar primeiro é mais importante que chegarmos juntos, buzinar é mais importante que falar, 24 horas já não chegam para responder aos emails. Não pedimos licença nem dizemos por favor ou olá.  Será que é esta a evolução que queremos para a humanidade?"
(Para ouvir o vídeo, coloque sff o vídeo que está a tocar, na posição "pausa")

 
Este vídeo ajuda-nos a fazer uma grande reflexão sobre o futuro que queremos para nós e para a humanidade! Pena que a comunicação social não o reproduza várias vezes por dia, ou pelo menos  após os noticiários, pois seria uma maravilhosa contribuição para o futuro de todos nós!   

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MUSEU DOS FÓSFOROS
  EM TOMAR
 
Caravela feita com fósforos usados

A colecção de fósforos começou em 1953 pelas mãos de Aquiles de Mota Lima, aquando de uma viagem a Londres, por ocasião da coroação da actual Rainha Isabel II.  Nesta viagem, de barco,  conheceu uma passageira coleccionadora de caixas de fósforos, tendo iniciado a partir daí o gosto em coleccionar caixas, carteiras e etiquetas  de fósforos.

Máquina de etiquetar as caixas de fósforos
 
Actualmente, mais de 80.000 objectos constituem o espólio do Museu, com caixas, carteiras e etiquetas de fósforos de mais de 120 países, fazendo a apresentação  da história e da cultura universal. Dá também a conhecer a introdução e o fabrico dos fósforos em Portugal, desde os primeiros integrais, até aos amorfos dos nossos dias.
Esta colecção  filuminísta, é uma das maiores e melhores de toda a Europa. 
A colecção foi doada à Câmara Municipal de Tomar, por Aquiles da Mota Lima, em 1980.
Aqui vos deixo uma pequena amostragem da riquíssima colecção:

























 
Se ainda não visitou o Museu dos Fósforos, em Tomar, não perca uma boa oportunidade para recordar parte da nossa história e de mais de 120 países, registada em caixas, carteiras e etiquetas de fósforos, pois vale mesmo a pena!  Eu gostei imenso!...