sábado, 24 de agosto de 2013

TURISTAS  AOS  MILHARES!...
 
"Independence of the Seas"
 
Dei um passeio pelos Portos de Lisboa e tive o prazer de ver acostados desde Alcântara até Sta. Apolónia, seis paquetes internacionais de grande porte:  O "Independence of the Seas", o "Kristina Cruises",  o "Crystal Symphony", o "Silver Seas",  o "Aurora" e o "Princess Danae".  A nossa cidade foi vista e fotografada por milhares de turistas num só dia, o que é um grande orgulho para todos nós, mas constatei com alguma tristeza que não havia qualquer apoio turístico de boas vindas,  à excepção do "Independence of the Seas" que foi recebido com honras especiais por ser a primeira vez que acostou em Lisboa. 
 Ao longo deste passeio pelos vários portos, esperei encontrar frotas de autocarros de turismo e até táxis, com pequenos circuitos organizados para mostrarem  a nossa cidade,  assim como tendas com mostras e venda dos nossos produtos,  os nossos bons queijos, os enchidos, os vinhos, o artesanato e tantas coisas mais, produzidos por nós, de Norte a Sul do País... Mas não havia nenhum mimo nem vivalma para receber e acarinhar estes milhares de turistas que desciam  as escadarias dos paquetes e  pisavam pela primeira vez a nossa linda cidade à beira mar plantada.  Saíam e deambulavam-se pelas imediações, sem qualquer guia, desmotivados, perdidos. Encontrei uma única tendinha, num dos portos, com vinhos e peças em cortiça.  Aí, os turistas entravam e saíam momentos depois, satisfeitos,  abraçando os seus  "souvenirs" e regressando ao paquete, mas também sós.
Fiquei indignada por ver como se perdem estas oportunidades extraordinárias  de promovermos os nossos produtos,  a nossa cultura, a nossa história, os nossos costumes  e de darmos a conhecer ao mundo o povo hospitaleiro que somos. Faltava também a nossa Bandeira Nacional, o nosso calor humano, o prazer e a arte de bem receber!  O turismo é a nossa âncora de salvação, por favor não a deixem afundar!...
Pergunto-me: 
Que imagens e recordações levam estes turistas do nosso Povo e da nossa Cidade?  
Voltarão algum dia?
  
"Kristina Cruises" 
"Princess Danae"
"Silversea"
"Crystal  Symphony" 
"Aurora"
"Aurora"
(Vários paquetes ancorados nos Portos de Lisboa)
  
 
 
(Algumas fotos são de minha autoria, outras retiradas da Net )  

20 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Pois, a falta de cortesia é uma das características do português. Presentemente é considerado humilhante haver moças vestidas com trajes regionais a recebê~los. Isso é parolo!...
Por acaso também reparei nas caras desoladas,com
a planta de Lisboa nas mãos sem saberem por onde avançar. Vão construir um terminal para os navios de cruzeiro e aí vamos ter a Catarina Portas a abrir o 1º. quiosque...

24 de agosto de 2013 às 17:42  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Leitor(a) Anónimo(a),
Obrigada pela sua visita e pela informação relativamente à futura construção do terminal e ao quiosque que a Catarina Portas irá aí abrir. Seria aconselhável que entretanto se fizesse alguma coisa pois é um desperdício deixar fugir tanta oportunidade. Não era necessário haver moças vestidas com trajes regionais a recebê-los, pois concordo que seria parolice, mas sim profissionais de turismo, de preferência fluentes em línguas, simpáticos e que fizessem uma boa apresentação e venda dos nossos produtos. As tendas para já podiam ser improvisadas, como as que se usam na organização de eventos diversos. Penso que seria uma boa aposta e quanto mais tarde se actuar, pior... Basta ter uma licença, ou autorização prévias, conhecer as escalas dos navios e ter iniciativas!...
Obrigada mais uma vez pela sua informação e comentário.
Abraço


24 de agosto de 2013 às 23:19  
Anonymous Anónimo disse...

Eduardinha

Concordo absolutamente contigo. É pena não haver divulgação dos nossos produtos e não só.
Um beijinho.
naty

24 de agosto de 2013 às 23:53  
Anonymous Anónimo disse...

Quando pela manhã "andei" pelo seu blog fiquei curioso para ver o vídeo s/o on e o off e vi que tinha postado uma apreciação ao meu comentário. Permita-me discordar com a sua opinião acerca da parolice dos trajes regionais.
Quando falei no assunto estava a lembrar-me de uma reportagem que vi numa recepção a turistas no nosso aeroporto com profissionais e algumas ainda estudantes que envergavam os ditos trajes que os turistas adoraram. Não há que ter complexos, temos muitas províncias e cada uma com seus usos.Boa noite e por cá voltarei pois gosto muito do que escreve.

25 de agosto de 2013 às 00:29  
Blogger sonia a. mascaro disse...

Muito obrigada pela sua visita ao meu blog e pelo elogio! Fiquei muito contente por você ter gostado do que publiquei.
Eu gostaria muito de conhecer o seu país. Minha filha esteve no ano passado no Porto e em Coimbra, para um congresso. Eu inclusive fiz vários posts com muitas fotos dessas duas lindas cidades. Nas categorias você pode encontrar os posts.
Vou voltar amanhã para ver os vídeos e passear pelo seu blog, que achei muito atraente.
Um grande abraço.
PS: Eu tenho curiosidade e gostaria de saber como foi que você encontrou o meu blog.

26 de agosto de 2013 às 02:36  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Naty,
É de facto um desperdício muito grande não aproveitarmos os recursos naturais de que dispomos e todas as nossas capacidades, mas vamos ter esperança que as coisas vão melhorar. Quando vieres a Lisboa na época de Verão vou-te mostrar os Portos para veres com os teus olhos o que eu vi e relatei.
Um beijinho grande.

26 de agosto de 2013 às 22:35  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Leitor Anónimo,
Obrigada pela sua observação, mas ainda volto para lhe dizer que os trajes regionais podem parecer parolos para quem não aprecia, santos ao pé da porta não fazem milagres!... mas os turistas gostam e apreciam muito, porque é novidade! Assim como nós, quando nos deslocamos ao estrangeiro gostamos de fotografar os trajes e hábitos dos países que visitamos, também por ser novidade! Não temos que ter complexos, devemo-nos sim orgulhar do povo que somos e das nossas potencialidades.
Um abraço e seja sempre bem vindo!

26 de agosto de 2013 às 22:55  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Sónia a. mascaro,
Obrigada pela sua visita. Tive conhecimento do seu blogue através de um comentário que fez no blogue "tudo me interessa e nada me prende"... Gosto muito de explorar blogues e quando descobri o seu post do João-de-barro, não resisti a deixar-lhe um comentário de apreço. Gosto imenso de ninhos e quando caem das árvores guardo-os com todo o carinho e respeito. Caso queira ver um post sobre os meus ninhos, aqui lhe deixo o link: http://asminhascriatividades.blogspot.com/2013/05/casas-de-passarinhos.html
Espero que goste e vou continuar a passear-me pelo seu blogue, pois gosto das suas fotos e do que escreve.
Um grande abraço também para si.

26 de agosto de 2013 às 23:32  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Concordo inteiramente com este seu texto.Temos
uma grande falta de criatividade e o Governo
que tem um Instituto do Turismo parece não
se importar com receber bem que nos visita...
As suas ideias estão muito certas, mas...
é uma grande desilusão ver como há uma apatia
generalizada por parte deste des(governo).A cabeça deles só funcionam para inventaren cortes aos trabalhadores e reformados.
Bj.
Irene Alves

30 de agosto de 2013 às 14:46  
Blogger Evanir disse...

Carinhosamente passando para
desejar um feliz e abençoado Domingo.
Sem falar das saudades , que tenho no coração.
A vida tem dessas coisas de vez em quando
testa nossa fé e força para lutar.
Beijos no coração carinhos e afagos na sua alma.
Evanir.

31 de agosto de 2013 às 21:08  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Irene,
Tem razão, O Instituto do Turismo devia estar atento a tudo e encima dos acontecimentos para não deixar fugir as boas oportunidades... dá Deus nozes a quem não tem dentes... é mesmo uma grande desilusão.
Um beijinho para si Irene e vamos ter esperança que melhores dias hão-de vir.

31 de agosto de 2013 às 22:14  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Evanir,
Seja bem vinda ao meu cantinho e desejo-lhe do fundo do meu coração que as saudades que tem não sejam mais que o pronúncio de uma breve passagem para a felicidade.
Beijinhos e carinhos para si também.

31 de agosto de 2013 às 22:32  
Blogger Zilani Célia disse...

OI MARIA!
RETRIBUINDO TUA VISITA LÁ NO "SÓ PRA DIZER"E ENCHENDO OS OLHOS COM TUAS FOTOS, LINDAS DEMAIS, EMBORA DIGAS ALGUMAS SEREM DA NET, ESTÃO TODAS ÓTIMAS.
TENS RAZÃO DE FICARES TRISTE COM ESTE DESCASO COM OS TURISTAS, EU NÃO CONHEÇO PORTUGAL, MAS TODOS OS BRASILEIROS QUE CONHECEM, FALAM ENCANTADOS SOBRE TUA TERRA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

31 de agosto de 2013 às 22:59  
Blogger GL disse...

Maria Eduardo,

Já nada me espanta, apenas lamento. Em vez de se aproveitar para oferecer uma boa imagem do nosso país, mostrar aquilo que somos enquanto povo, quem de direito opta por desperdiçar oportunidades únicas.
Bom Domingo

Beijinho.

1 de setembro de 2013 às 00:32  
Blogger Isabel disse...

Olá Maria Eduardo
creio que já vi alguns desses belíssimos navios de cruzeiro, quando vou a Lisboa, mas nunca fotografei nenhum.

Acho muito interessante isso de que fala e também não acho parolo que quem recebe esteja devidamente trajado com os nossos belíssimos e riquíssimos trajes típicos de cada região.

Parece-me estranho que não haja nenhum tipo de orientação para esses turistas...

Um beijinho Maria Eduardo e boa semana!

2 de setembro de 2013 às 00:24  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Zinali,
Obrigada pela tua visita. Portugal é uma terra de sonho, com imensas potencialidades. Somos um País único, com uma costa marítima e um clima de invejar, belezas naturais espetaculares e somos um povo hospitaleiro. Temos todas as condições para sermos visitados e quem nos visita já não passa sem cá voltar. Infelizmente não está a ser bem governado e estão-se a perder muitas oportunidades inutilmente. Esperemos por melhores dias.
Visita Portugal, Lani e vais adorar!
Um beijo

2 de setembro de 2013 às 17:49  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
É verdade,GL. Nenhum país tem a nossa costa marítima, o nosso clima, os nossos produtos, a nossa gastronomia, a nossa cultura, a nossa simpatia etc. etc... somos únicos! É um crime não aproveitarmos as nossas potencialidades e as oportunidades que nos são dadas de mão beijada... Enfim, melhores dias hão-de vir, esperamos!
Um beijo

2 de setembro de 2013 às 17:58  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel,
Também fiquei muito surpreendida por visitar estes Portos de Lisboa e não ver ninguém a receber os turistas, antes pelo contrário, vi-os a saírem dos navios, como que perdidos, sozinhos, a olharem para a nossa cidade e a dizerem: - Oh, c'est magnifique!...
Há países que quando chegamos ao aeroporto temos uma flor à nossa espera!... E aqui é o que se vê... Enfim, esperemos que se acorde a tempo!
Um beijinho, Isabel

2 de setembro de 2013 às 18:18  
Blogger sonia a. mascaro disse...

Olá Maria Eduardo,
Eu também gosto muito de explorar novos blogs e confesso que não me lembro de ter visitado esse blog do qual você fala... Mas fico contente por termos nos encontrado.
Vou acessar esse link para os ninhos de pássaros que você passou.
Um grande abraço e uma ótima semana para você.

3 de setembro de 2013 às 18:29  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Sonia,
Também gosto muito de explorar novos blogues e por vezes encontramos pessoas muito interessantes, com gostos e ideais semelhantes aos nossos, com as quais nos identificamos sendo uma das vantagens da blogosfera. Também fico contente por nos termos encontrado e espero podermos manter uma relação virtual saudável.
Um abraço também para si e um resto de boa semana.

6 de setembro de 2013 às 00:29  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial