sábado, 23 de novembro de 2013

 
A GENEROSIDADE DAS CRIANÇAS



Já não via estes meus sobrinhos-netos há algum tempo. A minha sobrinhita-neta, de 3 anos e meio, surpreendeu toda a família com uma atitude de plena bondade, ternura e  imensa sensibilidade.
Marcámos encontro num jardim com parque de diversões para crianças, com escorregas, baloiços, esconderijos e muito mais.   As saudades eram imensas de ambos os lados!  Quando nos  vimos delirámos todos de alegria.  A pequenina correu para um canteiro cheio de florzinhas (lantanas), colheu três, fez um pequenino bouquet e ofereceu-mo.



Fiquei enternecida com aquela prendinha tão especial! 
Depois seguiram-se as corridas, subidas e descidas no escorrega.  Estavam os dois eufóricos
num frenesim de imensa alegria!...
De repente, a pequenina avistou uma senhora sentada numa pedra com olhar alheio, como que perdida, a observar as crianças
 que brincavam e riam desenfreadamente.   Aproximou-se dela, observou-a e voltou a correr para junto de mim e pediu-me uma das florzinhas que me tinha oferecido.  Dei-lha com um beijinho e ela com a florzinha na mão correu em direcção à senhora e ofereceu-lha,
trocando com ela algumas palavras.   
Quando regressou para junto dos adultos, perguntei-lhe porque tinha oferecido a florzinha àquela senhora.  Com uma vozinha doce mas convicta, respondeu-me:
 - A senhora estava triste e não tinha nenhuma flor!...
Ficámos todos muito sensibilizados com a reacção daquela pequenina que acabava de dar uma lição de amor, bondade e generosidade aos adultos.!.. Nenhum de nós tinha reparado naquela infeliz mulher, que, sentada numa pedra,  sozinha, alheia, olhava o mundo à sua volta que transbordava de alegria e felicidade!...

Bendita seja a bondade e generosidade das crianças!... 


 

12 Comentários:

Blogger Um Jeito Manso disse...

São a pureza mais pura, as crianças. As reacções das crianças desta idade revelam a sua natureza, a sua essência.

Tanto que eu convivo com crianças e surpreendo-me sempre. Aprendo com as crianças.

Gostei de ler sobre a sua menininha tão generosa e sensível. Que todos permitam que ela assim se mantenha.

Beijinhos para si, Maria Eduardo, e para ela.

24 de novembro de 2013 às 00:20  
Blogger JP disse...

A criança sempre nos deixa meios sem jeito, mas sem nos surpreender já. São puras espontâneas e sensíveis.

Beijinho e felicidades para essa(s) crianças

24 de novembro de 2013 às 12:29  
Anonymous Anónimo disse...

Lembro-me de me teres contado este episódio da Isabela ,fiquei contente da generosidade dela
.Já me tem surpreendido várias vezes com acções
semelhantes.
Beijinhos
naty

24 de novembro de 2013 às 16:01  
Blogger GL disse...

O que aprendemos com as crianças!...
Que Deus sempre proteja as suas meninas.

Um grande beijinho para elas, e para si, cara Amiga.

24 de novembro de 2013 às 20:46  
Blogger sonia a. mascaro disse...

Que encantadora, generosa e sensível menininha!
Tão bonito o seu gesto!
Beijos!

25 de novembro de 2013 às 19:36  
Blogger Isabel disse...

As crianças são genuinamente generosas, depois crescem e aprendem o que vêem...

Um beijinho, Maria Eduardo

25 de novembro de 2013 às 22:50  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, UJM,
Obrigada pelas suas palavras. Esta pequerrucha é um docinho. Como convivo pouco com os meus sobrinhos-netos, acho-os uma gracinha quando nos encontramos.
A UJM deve ter imensas histórias dos seus menininhos, para nos contar. Eles são uns anjinhos.
Um beijinho para si, também.

26 de novembro de 2013 às 22:57  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, JP,
As crianças de hoje parece que já nasceram ensinadas e quase já não nos surpreendem, mas há certas atitudes que se destacam de outras.
Um beijinho para si

26 de novembro de 2013 às 23:00  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Naty,
É verdade, ela surpreende-te a toda a hora. Que Deus a proteja e que nos surpreenda sempre pela positiva.
Um beijinho grande

26 de novembro de 2013 às 23:02  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, GL,
Obrigada pelas suas palavras. As crianças são o maior tesouro que Deus nos doou. Sei que também teve a felicidade de ser bafejada recentemente por uma dádiva idêntica. Que Deus proteja as crianças sempre pela vida fora.
Um beijinho grande

26 de novembro de 2013 às 23:17  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Sónia,
Foi de facto um gesto muito generoso e deu uma lição aos adultos, pois estávamos todos cegos à excepção dela.
Um beijinho grande

26 de novembro de 2013 às 23:20  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Isabel,
É verdade, é uma pena que as crianças percam a sua genuinidade e aprendam o que vêem de bom e infelizmente, de mau.
Um beijinho grande

26 de novembro de 2013 às 23:23  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial