domingo, 14 de abril de 2013

A MINHA  "AVE RARA"   II
("Garça Goraz, Nycticorax nycticorax")
 
Em Julho do ano passado, através do meu post, "A minha "Ave Rara", ( ver aqui ), dei a conhecer uma ave rara que avistei nas margens do Rio Nabão, tendo consultado a "Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, SPEA, sobre o historial daquela ave. A SPEA informou-me, e com a minha anuência, publicou a ocorrência no seu Noticiário Ornitológico,  on-line, nº 492 (ver aqui ), facto que me encheu de orgulho por ver a "minha ave" publicitada num jornal de tanto prestígio, em todo o mundo.
Ontem, no mesmo local, avistei  uma outra Garça Goraz, mais robusta que a anterior (talvez mais jovem, pelo aspecto da  plumagem farta e lustrosa) e curiosamente, pousada no mesmo chorão.   Estava muito tranquila a saborear o ar fresco e os parcos raios de sol que entravam pelos ramos da árvore e ostentava um penacho branco muito fino e exuberante que sobressaía da  cabeça e se  estendia ao longo do seu dorso. 
Como não se assustou com a minha presença, fui-me aproximando pouco a pouco e fotografei-a mais de perto, tendo conseguido fotos espectaculares, as quais já dei conhecimento à SPEA.
 
Ora vejam esta AVE RARA... mais uma bênção da mãe natureza!
  

 
 
De repente, assustou-se, voou para debaixo da ponte ...
e por ali ficou... 

14 Comentários:

Blogger Um Jeito Manso disse...

Que linda! Percebo a sua emoção ao descobrir um ser tão lindo, ao observá-lo, fotografá-lo. A natureza é inesgotável na sua capacidade de gerar seres maravilhosos.

Beijinhos e um bom domingo!

14 de abril de 2013 às 00:53  
Anonymous Anónimo disse...

Que linda ave, não conhecia esta garça rara.
Parabéns por ter conseguido imagens tão boas.
Obrigado
JM

14 de abril de 2013 às 20:00  
Blogger GL disse...

Sabe?
As aves são dos poucos seres com capacidade para me reconciliar com esta vidinha medíocre.
Lindíssima a sua garça goraz. Será que nidificam nas margens do rio? Como já a viu o ano passado é provável que sim. Certamente a SPEA informá-la-á sobre esta possibilidade.

Parabéns pelas fotografias e obrigada pela partilha.

Beijinho, boa semana.

14 de abril de 2013 às 20:15  
Blogger Isabel disse...

Lindíssima!
Tem ao mesmo tempo um arzinho tranquilo, mas desconfiado.
Parabéns pelas fotografias!
Um beijinho e boa semana

14 de abril de 2013 às 20:20  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Foi na verdade uma emoção enorme fotografar esta ave rara e linda! A natureza é de facto inesgotável na sua capacidade de gerar estes seres tão maravilhosos, anulando a capacidade criadora do ser humano.
Obrigada por ter gostado.
Um beijinho

14 de abril de 2013 às 22:34  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá JM,
Obrigada por ter gostado da "minha ave rara". Foi com enorme emoção que a voltei a ver e fotografar.
Obrigada pela visita e volta sempre, pois é com prazer que tomo conhecimento que a minha foto está a ser visualizada por muitos cibernautas.
Um abraço

14 de abril de 2013 às 22:40  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
É uma ave muito original, com aquele penacho espetado(?) na cabeça! Há coisas! Não sei se nidifica nas margens do rio, esta pode ser já filhote, criado por ali, pois pareceu-me muito lustrosa e com a plumagem nova, mas a SPEA vai de certeza esclarecer. Depois passo a informar para aqui.
Um beijinho e uma boa semana

14 de abril de 2013 às 22:49  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel,
Esta ave já deve estar habituada aos visitantes, pois há sempre muitas pessoas que se abeiram das margens para dar pão seco aos peixes e patos, e ela lá estava deixou-me tirar imensas fotografias, que não publiquei todas, só no final é que se achou ameaçada e fugiu para debaixo da ponte.
Foi bom ter conseguido estas fotos maravilhosas, o que enriquece o estudo sobre as aves.
Um beijinho e bom fim de semana

14 de abril de 2013 às 22:55  
Anonymous Anónimo disse...

Gosta dos visitantes e também deve gostar do pãosinho que as pessoas atiram aos peixes,como aparece sempre....
É muito elegante.

MJ

15 de abril de 2013 às 12:16  
Blogger Maria Eduardo disse...

Ainda bem que gostaste da minha linda ave, eu também estou muito contente por te ver de novo nestas lides, a recuperar e com vontade de interagir, depois do grande acidente que te aconteceu. Que recuperes depressa para poderes abraçar o teu querido netinho, são os meus votos.
Um beijão, Amiga

15 de abril de 2013 às 12:59  
Blogger Lúcia disse...

Um grande e belo achado! Sua ave rara, é uma gracinha. As fotos estão muito boas. Parabéns, pela publicação na revista: bom para você, para a organização e para a linda ave.

Beijos, Maria Eduardo.

16 de abril de 2013 às 01:06  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Lúcia,
Obrigada pelas suas palavras. Foi de facto um grande prazer para mim e um dado importante para o estudo das aves.
Volte sempre que lhe der prazer.
Um beijinho

17 de abril de 2013 às 10:40  
Anonymous DAD disse...

Bem! isto é um parque ecológico pleno de aves raras. A minha amiga á uma grande fotografa, cheia de sensibilidade. É muito dificil fotografar aves mas com o seu jeitinho, conseguiu fotos espectaculares, às quais acrescentou uma prosa poética muito bonita!
Parabéns, minha amiga, pelas fotos que tira, as quais são adornadas pelos seus lindos textos.
Beijinhos grandes,

17 de abril de 2013 às 22:07  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Amiga DAD,
É sempre um prazer muito grande ter a visita da minha amiga neste meu cantinho. Se tivesse visto o que os meus olhos viram também não resistia a pegar no seu cavalete, telas, óleos e pincéis e ei-la a transpor para a tela esta multiplicidade de cores, e formas
oferecidas nesta bandeja, pela natureza, tamanha é a sua sensibilidade.
Obrigada amiga pelos elogios com um beijão.

17 de abril de 2013 às 22:23  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial