quarta-feira, 18 de julho de 2012


A MINHA " AVE RARA "
("Garça Goraz , Nycticorax nycticorax")
Visitei há poucos dias a cidade de Tomar e quando me deambulava pelas margens do Rio Nabão, deparei-me com uma ave esquisita empoleirada nos ramos de um chorão, à beira rio. Ela mergulhava nas águas do rio, regressava ao ramo e sacudia-se ostentando um penacho branco na cabeça e ficou por ali em observação. Como estava com bastante curiosidade, fotografei e filmei a ave com o intuito de me informar melhor. Consultei a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para o efeito, a quem forneci os dados recolhidos, e pronta, gentil e cordialmente informaram-me que se tratava de uma "Ave Rara, um Goraz, Nycticorax nycticorax, uma pequena garça que nidifica em árvores e frequenta as margens de rios e ribeiras e alimenta-se de invertebrados aquáticos".
A SPEA gostou muito da minha pequena reportagem e pediu-me autorização para publicar esta ocorrência no seu Noticiário Ornitológico, on-line. Com a minha anuência, a mesma foi publicada no Noticiário da SPEA nº 492, no dia 6 de Julho, (ver aqui) o que me deu imenso prazer ver a minha "Ave Rara" a figurar na 1ª página de um Noticiário tão prestigiado, e a ser visualizada por milhares de cibernautas, em todo o mundo.
Prometi à SPEA que, como amante da natureza e como me faço sempre acompanhar da minha máquina fotográfica, irei estar ainda mais atenta ao meio ambiente que me rodeia e que lhes reportarei qualquer situação que ache relevante, em prol do estudo, preservação e protecção da natureza.
(Texto e foto de m.e.)

6 Comentários:

Anonymous DAD disse...

Que lindo, minha amiga!
Vai ver que com a sua sensibilidade ainda vai fotogradar muitas outras aves e não só e virá a saber muito mais sobre os comportamentos das mesmas.
Muito interessante e poderá vir a ser mais um bom motivo de interesse para si!
Fiquei muito contente!

Beijinhos à fotógrafa e tudo de bom para quem sabe? mais uma interessante carreira na descoberta dos hábitos dos animais que povoam a nossa bela natureza.

23 de julho de 2012 às 10:18  
Blogger Maria Eduardo disse...

Muito obrigada, Minha Amiga. Fiquei muito sensibilizada com tantos elogios, vindos de uma amiga do coração, verdadeira e com tantos valores e faculdades de invejar que até me senti muito grande, sendo pequenina. Um grande obrigada, Amiga e um beijão.
maria eduardo

4 de agosto de 2012 às 18:41  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns à reporter fotográfica. Continue pois tudo tem um começo...

6 de agosto de 2012 às 10:30  
Anonymous Anónimo disse...

Como eu gostaria de te poder acompanhar nestes
passeios e observar a natureza como tu o fazes.
Era maravilhoso fazê-lo!!BJS naty

7 de agosto de 2012 às 10:48  
Blogger GL disse...

Linda, sem dúvida. E que sorte teve em ter conseguido captar a imagem!

Obrigada pela partilha.

Beijinho.

15 de janeiro de 2013 às 17:46  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
Foi muita sorte, até me senti uma repórter e camara Woman!... pois estava com tanta curiosidade que resolvi indagar junto dos entendidos, e na altura não publiquei um vídeo
que fiz, em que a ave se sacode e ostenta um grande penacho na cabeça, mas enviei-o para a SPEA, para melhor identificação da ave. Se o encontrar ainda o mostro.
Obrigada pela sua visita.
Um beijinho
maria eduardo

16 de janeiro de 2013 às 23:46  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial