domingo, 3 de fevereiro de 2013

UM PASSEIO DE INVERNO
NUMA TARDE PRIMAVERIL
 
O dia estava límpido e convidava a um passeio e a encher o peito de ar puro.   O destino era o Castelo de Almourol, no meio do Rio Tejo e a Serra de Tomar.  Almocei em Tancos num restaurante à beira rio, de onde capturei esta imagem.

 
No Castelo de Almourol, o sol começava a esconder-se atrás dele, com uma luz frouxa.
 
Em volta não havia vivalma, com excepção deste gatinho, como anfitrião do Castelo, que me recebeu com uma corrida  na minha direcção, muito contente, como se estivesse a aguardar a minha chegada, acariciei-lhe o pêlo, ele miava, seguia os meus passos, eu fugia dele e logo me alcançava de novo, eu dizia-lhe, não, vai-te embora, não quero mais gatinhos!... e ele ficava estático.  Vi-me   'grega'  para entrar no carro sem o magoar. . . Finalmente serenou, compreendeu  e eu parti, olhando para trás com imensa pena de não o trazer comigo.
 
 
Subi  até à Serra de Tomar  e deparei-me  com imensos rebanhos a pastarem tranquilamente, mas surpreendidos com estranha visita..
 
 
 
 
 O sol já estava com pouca luminosidade,   mas ainda deu para capturar estas fotos espectaculares da Ilha do Lombo, no Rio Zêzere, um autêntico espelho de água, em que  as imagens reflectidas mais  me pareceram estátuas a repousarem no regaço do rio e do céu. 
 
  
 
  
Ainda, de passagem,  fui a Tomar, ao Rio Nabão, aí os peixes e patos deliciaram-se com o pão seco que lhes lavava e mais uma vez fiquei  fascinada com este cenário idílico.  As crianças deliraram  e também quiseram dar bocadinhos de pão aos "peixinhos".  Deslumbrada, com tanta beleza , a máquina não parou de fotografar e filmar.

 

 
 
Também, aqui e ali surgia um corvo marinho a fazer das suas, mergulhava no Rio, apanhava um peixe e depois regressava de asas abertas e assim permanecia imenso tempo, a secá-las.

 
 
Um passeio curto mas agradável pela sua diversidade.  Entretanto o sol começava a adormecer definitivamente na linha do horizonte e foi assim que regressei a casa com este pôr do sol incandescente.  A todas as minhas amigas que não puderam  desfrutar desta tarde de Primavera,   aqui vos deixei estas fotos que capturei para vos mostrar e que espero tenham gostado, 
 
 
 como eu gostei de as partilhar.
 

17 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Foi um passeio muito agradável e convidativo.
A Isabela e o Manuel vão ficar encantados com a agilidade dos patinhos da titi Dadá.
Beijinhos de nós todos.Boa viagem!

3 de fevereiro de 2013 às 22:46  
Blogger Isabel disse...

Muito bonitas as fotos!
Deve ter sido um belo passeio. E o video ficou engraçado.
Um beijinho e boa semana

3 de fevereiro de 2013 às 22:56  
Blogger JP disse...

Olá Maria Eduardo,
Mais umas belas imagens que partilhas conosco. Tens um certo dom, sim.

Gostei da descriçaõ, também. Dos rebanhos que pastam tranquilamente. Neste país, já não há muito quem ande tranquilo.

Beijinhos

3 de fevereiro de 2013 às 23:46  
Blogger Um Jeito Manso disse...

A paisagem é linda pelo que o passeio deve ter sido muito bom. E a repórter captou bem os momentos pois parece que vamos também de passeio.

Um beijinho!

4 de fevereiro de 2013 às 01:38  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Naty Querida,
Já te estou a ver de tela e pincel na mão a pintar estas belas paisagens. São espetaculares!... Também estou a ver os meus sobrinhos-netos a delirarem com os patinhos e peixinhos...
Beijinhos para todos.
Eduardinha

4 de fevereiro de 2013 às 20:18  
Blogger GL disse...

E pronto!
Aí fui, guiada pela mão desta bela cicerone que nos oferece belos recantos do nosso Portugal.

Só tive pena de uma coisa: do gatinho que ficou para trás. É que são tão determinados que é difícil resistir-lhes.

Beijinho.

4 de fevereiro de 2013 às 20:47  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel,
Estas paragens são um autêntico encanto. Quando tiver oportunidade não deixe de visitar esta zona do Castelo de Bode, Ilha do Lombo, Lago Azul etc... as margens do Rio Zêzere dão-nos imagens surpreendentes.
Um beijinho e uma boa semana.

4 de fevereiro de 2013 às 22:02  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá JP,
Obrigada pela visita. As margens do Rio Tejo, Rio Zêzere e Rio Nabão têm de facto recantos paradisíacos e esta zona onde capturei as imagens reflectidas "Ilha do Lombo" e "Lago Azul" é mesmo espectacular... é de ficarmos de boca aberta com os reflexos das árvores,dos barcos e das casas etc., na água.
Quando tiver oportunidade, não deixe de fazer este passeio, mas não no Inverno, pois esta tarde de Primavera foi uma prima-falsa, com pouca luz.
Beijinhos

4 de fevereiro de 2013 às 22:21  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Obrigada pelos elogios, que muito me honraram.
Este passeio foi para completar o que a UJM fez ao Almourol e que foi tão mal tratada com a falta de sinalização e com problemas de saúde.
Quando tiver oportunidade, se ainda não conhece, visite esta zona do Rio Zêzere, e se subir a Serra de Tomar, vai decerto adorar aquelas vistas panorâmicas, lá bem do alto da Serra.
Um beijinho UJM e boas fotos, também.

4 de fevereiro de 2013 às 22:37  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
Ainda bem que gostou deste passeio e das fotos, foi pena ser um dia de Primavera muito curto e com pouca luz, mas já se sabe que aquelas paragens dão lindas fotos. Logo que tenha oportunidade não deixe de visitar aquela zona, do Castelo de Bode para Norte, mas não no Inverno.
O gatinho, teve que ficar, com muita pena minha,... mais gatinhos, não!... Sofro muito quando os perco.
Um beijinho GL e volte sempre, é um prazer recebê-la neste meu cantinho.

4 de fevereiro de 2013 às 22:55  
Blogger Maria disse...

Minha querida amiga:
Partilhei o seu belo passeio, gostei das fotos, vibrei com o filme. O corvo é célebre no FB. É um corvo marinho, que parece ter-se mudado para Tomar.
Obrigada por este passeio e pelas fotos.
Beijinho grande
Maria

7 de fevereiro de 2013 às 21:30  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Maria,
Obrigada por ter partilhado deste passeio e das fotos. O dia já estava com pouca luz e na zona da Ilha do Lombo sentiu-se mais. Para a próxima que lá vá vou tentar capturar mais das margens do Rio Zêzere pois os reflexos das árvores sobre o rio dão fotos belíssimas.
Fiz muitas fotos e vídeos do Rio Nabão, como sempre, dos peixes e dos corvos, mas não posso mostrar tudo. Estes corvos marotos comem o peixe todo!... mergulham num lado e saem do outro, já de papo cheio.
Um beijinho grande.
maria eduardo

7 de fevereiro de 2013 às 22:55  
Anonymous DAD disse...

Querida Amiga,
As suas fotos são admiráveis e de muito bom gosto.

Gostei muito mesmo!

Beijinhos grandes e continue na carreira de fotografa pois tem muito boas qualidades para se deixar encantar e nos encantar com as maravilhas que fotografa!
Beijinhos grandes,

9 de fevereiro de 2013 às 18:46  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Querida Amiga,
Os Rios Zêzere e Nabão dão-nos estas imagens espetaculares. Ainda bem que gostou. Tenho pena do dia já estar a declinar, pois as fotos foram tiradas com pouca luminosidade. Para a próxima ficarão melhores! Prometo!
Obrigada pelas suas palavras sempre tão reconfortantes, pois dão-me forças para continuar a admirar a natureza e a trazê-la no coração e na máquina fotográfica.
Volte sempre pois é um prazer e uma honra recebê-la no meu cantinho (criado por si).
Um Beijão

9 de fevereiro de 2013 às 23:10  
Blogger GL disse...

Passo só para desejar uma continuação de boa semana, com tudo de bom para vós.

Abraço.

12 de fevereiro de 2013 às 20:52  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
Obrigada GL, desejo-lhe igualmente uma semana com tudo de bom também para si e seus familiares.
Um beijinho

13 de fevereiro de 2013 às 23:50  
Anonymous Anónimo disse...

As tuas paisagens são cada vez mais lindas ..beijinhos da graca.......

18 de fevereiro de 2013 às 18:23  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial