sábado, 24 de novembro de 2012

 
O SONHO COMANDA A VIDA... 
 
 
Numa aldeia próximo de Rio Maior, chamou-me a atenção uma quantidade de estatuetas feitas de troncos de árvores, à beira da estrada. Estavam expostas num terreno elevado  entre árvores e em frente havia um casario.    Nunca tinha visto nada igual, tal a sua originalidade!
Desci do carro, não via viva alma. Tirei a máquina fotográfica e aguardei que aparecesse alguém a quem pedisse licença para fotografar e manifestar a minha surpresa por encontrar ali, naquele sítio, em pleno campo, obras daquela natureza. Finalmente, apareceu uma senhora já dobrada pela idade, de uma grande simpatia que me esclareceu que aquelas peças tinham sido feitas pelo seu filho artesão,  mas que se encontrava  no campo. 
Conversámos, conversámos e fotografei:

 
         
 
 
 Entretanto, apareceu o filho, o artesão, o grande artista... Confidenciou-me que o bichinho pela arte de esculpir troncos e raízes de árvores o acompanhou desde criança e agora, na aposentação, se tinha dedicado a tempo inteiro àquela  actividade . Explicou-me que as peças expostas na rua eram feitas de troncos velhos  para as crianças se divertirem e convidou-me a visitar o seu atelier.Era um espaço enorme, com várias divisões, bancadas e ferramentas de trabalho aqui e ali, montes de raízes  retorcidas, de árvores diversas, umas a secarem, outras em fase de laboração, e finalmente mostrou-me o seu mundo de OBRAS ACABADAS...
Fiquei de boca aberta perante tanta arte e beleza!
Um verdadeiro santuário, uma catedral de maravilhas! Cristos, Aves, Santos, figuras míticas criadas e saídas do seu imaginário, dignas de figurarem num museu de arte.
Este artesão, Sr. José Costa (Costa Du'Arte, seu nome artístico) é um artista autodidacta, tem unicamente a grande escola da vida onde aprendeu a sentir o gosto pela natureza, através de troncos e raízes de árvores, uma simbiose espontânea entre a realidade e o sonho, esculpindo autênticas obras de arte!
O SONHO COMANDOU A VIDA do Sr. José Costa desde a infância, e com toda a sua paixão tornou-se num grande artista.
Perante a minha surpresa e o prazer que tive por tudo o que vi, não quis deixar de partilhar convosco algumas destas maravilhas da natureza.
Espero que gostem, eu gostei muito:

                                                                                                                 
                                                    
   
  
E para finalizar, o gato do senhor artesão posou para mim:
 
                                               


11 Comentários:

Blogger Isabel disse...

Fantásticas!
Imagino que deve ter sido uma conversa interessantíssima com esse senhor artesão.
Achei a primeira escultura do segundo conjunto de fotos, muito bonita. E as de rua todas duma grande criatividade.
Uma maravilha!
Um beijinho

24 de novembro de 2012 às 19:19  
Blogger Maria Eduardo disse...

Foi muito interessante a conversa que tive com este senhor. Disse-me que já fez várias exposições, inclusivé na FIL e que já recebeu alguns prémios no estrangeiro. Tanta criatividade que até fiquei com a impressão de que estava perante um génio, havia troncos retorcidos por todo o lado, imagens de arte sacra, aves, figuras grotescas, etc. etc. Quem vê só as estatuetas da rua não faz ideia das peças lindíssimas que este artesão tem no seu atelier.
Ainda bem que gostou, pois eu também gostei imenso.
Um beijinho

24 de novembro de 2012 às 23:50  
Blogger Maria disse...

Maravilhosas obras de Arte. Obrigada por esta bela partilha.
Abraço grande.
Maria

25 de novembro de 2012 às 20:08  
Anonymous Anónimo disse...

Fiquei surpreendida com um trabalho tão bem feito com tanta imaginação por um artesão que aprendeu à sua custa.
Gostei muito beijinhos graça.......

26 de novembro de 2012 às 18:34  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Maria,
Obrigada pela sua visita e por ter gostado do meu encontro com este artesão. Foi uma casualidade, pois quem diria que naquele descampado, havia um criador de obras de arte tão imaginativas e engenhosas. Tem peças lindas!
Volte sempre que queira e tenha vontade. Só de vez enquando é que publico algo no meu Blogue, pois tenho muito pouco tempo, mas é com muito gosto que partilho com as minhas amigas o que vi e o que me deu prazer.Gostava de as ter junto a mim, mas como isso não é possível comunicamos desta maneira, eu vejo e conto-lhes como foi!
Um grande abraço.
ME

26 de novembro de 2012 às 19:48  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá maninha Graça,
É verdade, custa a acreditar como é que uma pessoa, sem ter frequentado qualquer escola de arte, faça obras com tanta imaginação! Este artesão é um grande artista e acreditou sempre que o sonho comanda a vida, desde menino que as raízes e troncos de árvores o apaixonaram e o seduziram, e concretizou o seu grande sonho, agora na aposentação, com os seus olhos de paixão e as suas mãos de inventor dá asas ás suas criatividades, e tem obras dignas de figurarem num museu.
Ainda bem que já estás mais confiante com estas lides informáticas, pois é muito bom partilharmos conhecimentos.
Um grande beijão maninha,
Eduardinha

26 de novembro de 2012 às 20:08  
Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que grande artista, este artesão! Peças tão bonitas, criativas, dignas de uma exposição.

Vim aqui, depois de ler um seu comentário no "Alcatruzes da Roda", blog da Maria, onde você a convidava a ir ver uma postagem sua sobre "gárgulas". Curiosa, vim e muito apreciei a matéria. Lembrei-me que, quando criança ainda existiam em minha cidade (Fortaleza), gárgulas em forma de jacaré, nas casas antigas. Nós as crianças do bairro, tomávamos banho de chuva, que caia com muita força daquelas imensas bocas. Gostei, da matéria.

Hei de voltar!
Um abraço,
da Lúcia

26 de novembro de 2012 às 22:21  
Anonymous Anónimo disse...

É realmente grande ARTISTA!!!!
Adorava ver os Cristos,pois como sabes faço colecção.
E o gato também é estatueta??? Que lindo!!!!
Um beijinho de parabéns.naty

26 de novembro de 2012 às 23:18  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Lúcia,
Foi um prazer receber a sua visita neste meu cantinho. Já a tinha visto no blog da Maria e brevemente conto visitá-la também. Este artesão é de facto um grande artista pois fiquei muito surpreendida com as obras acabadas que ele tem no seu atelier. Quem vê as estatuetas da rua pensa que as suas obras são todas toscas, mas não, ele tem peças muito bem acabadas, dignas de um altar de uma igreja ou de um museu. Para mim foi uma grande surpresa ter encontrado, em pleno campo, num casario simples, um artista com uma imaginação e criatividade fora de série.
Gostei de saber a sua história sobre as gárgulas, quando era criança... Elas despejam a água das chuvas muito afastadas da parede, por isso as crianças deleitam-se com o jacto de água para brincarem.
Obrigada pela visita e volte sempre que possa e lhe der prazer.
Um abraço da Maria Eduardo

27 de novembro de 2012 às 01:07  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá maninha Naty,
Ainda bem que gostaste das obras deste artesão, grande artista. Quando o voltar a ver vou-lhe pedir licença para fotografar os Cristos e depois mando-te as fotos.
Obrigada pela tua visita tão bem vinda se bem que saiba que o teu tempo está sempre muito ocupado com os meus sobrinhos netos, tão queridos. Primeiro eles, depois o resto.
Foi bom ter a tua opinião.
Beijinhos maninha,
Eduardinha

27 de novembro de 2012 às 01:15  
Anonymous Anónimo disse...

Passei por aqui e vi coisas muito bonitas, tanto as estatuetas da rua como as que mostra mais à frente, que fazem parte do atelier do artesão. Que grande artista!
Vou passando por aqui.
MC

1 de dezembro de 2012 às 15:17  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial