quarta-feira, 14 de novembro de 2012

GÁRGULAS (I)
 
"As gárgulas, na arquitectura  são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo tem origem do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água; em italiano: doccione; alemão: Ausguss, Wasserspeier.
Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demónio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados ".
(texto copiado da wikipédia).
Aqui vos deixo algumas gárgulas que capturei no Mosteiro da Batalha, num dia chuvovo. Espero que gostem:            
 
 
 
 
 

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá gostei muito das tuas fotos.
Continua beijinhos.graça

16 de novembro de 2012 às 16:44  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Graça,
Gostei muito de receber um comentário teu. Ainda bem que já te estás a familiarizar com o teu iPad. Daqui para a frente já podes ver os Blogues das tuas amigas Francesas e deixares comentários, pois elas vão adorar saber que visitaste os seus Blogues e que deixaste um comentário.
Beijinhos
Eduardinha

16 de novembro de 2012 às 19:31  
Blogger Um Jeito Manso disse...

Tantas gárgulas que fotografou...! Tantas e tão diferentes que há.

E já aprendi. Imagine que pensava que eram apenas um elemento decorativo, não fazia ideia que tinham utilidade prática.

Vou passar a olhar com atenção.

Obrigada.

Um beijinho!

16 de novembro de 2012 às 23:00  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, UJM,
Gostei muito da sua visita. Muito obrigada. Ainda bem que gostou das "minhas" gárgulas.
Há gárgulas muito bonitas, antigas, muito trabalhadas, autênticas obras de arte. Estas foram fotografadas debaixo de chuva, imagine!
Também gosto muito de fotografia, mas sou autodidata tanto na informática como na fotografia digital, portanto fico satisfeita com os passos que vou dando sozinha, para me entreter.
Volte sempre que puder a este meu cantinho, pois sei que o seu tempo é precioso... por isso mesmo ainda lhe fico mais agradecida pela sua visita tão simpática.
Um grande beijinho,
ME

16 de novembro de 2012 às 23:52  
Blogger Isabel disse...

Olá Maria Eduardo
gostei das fotos. Também tenho algumas, mas nem sei onde andam. Foram tiradas antes de ter o blogue. É um elemento que me desperta a atenção. São sempre figuras interessantes. Sempre alerta na sua função de vigia!
Um beijinho e bom fim-de-semana.

17 de novembro de 2012 às 11:18  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel.
Obrigada por ter gostado das fotos.
Há gárgulas muito bonitas, estas foram fotografadas num dia chuvoso,mas o Mosteiro da Batalha tem muitas mais, só que não deu para fotografar o outro lado do Mosteiro, devido à chuva, mas penso que sejam todas diferentes. Numa outra oportunidade vou tentar fotografar as outras que faltam, uma vez que são obras de arte que se vão perdendo no tempo e já são escassas. Tenho outras mais rústicas, mas também muito curiosas, que irei postar mais à frente.
Nesta minha ida à Batalha adquiri uns marcadores (destinados à sua colecção) que lhe irei mostrar num dia destes, para depois chegarem até si, se gostar deles, claro.
Um beijinho Isabel e bom fim de semana.
ME

17 de novembro de 2012 às 18:00  
Blogger Maria disse...

Maria Eduardo:
Sempre me intrigou, como alguns homens conseguem tirar da pedra rude e dura, coisas tão perfeitas.
As gárgulas são grandiosas, mas os rendilhados encantam-me. Parecem rendas de pedra.
Nós temos monumentos espantosos. Não os apreciamos como merecem. Às vezes passamos ao lado.
Daqui a bocado volto, com tempo, para apreciar com tempo, as suas fotos.
Bom fim de semana e um beijinho
Maria

23 de novembro de 2012 às 11:54  
Anonymous Anónimo disse...


Claro,que a tua maninha já conhecia estas figuras grotescas,como sou bastante observadora já as tinha visto, mas assim tantas,não!!!
Tenho impressão que foi em Beja que as vi.Agora
vou reparar ainda mais!!!BJCAS
naty

23 de novembro de 2012 às 22:18  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Maria,
Obrigada pela sua visita. Gostei muito de a ter por cá e de ter contribuído para se distrair um pouquinho.
Os rendilhados "em pedra" também me impressionam imenso, são obras de arte que o tempo e as intempéries vão destruindo e o Mosteiro da Batalha é um dos monumentos mais atingidos por esta fatalidade.
Um grande beijinho e volte sempre que possa e lhe dê prazer.
ME

24 de novembro de 2012 às 12:03  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Naty, querida,
Sei que ias gostar de ver esta imensidão de fotos de gárgulas, aliás foste tu a primeira pessoa a falar-lhe sobre estas maravilhas. Tenho pena de não ter fotografado mais, mas o dia estava chuvoso. Ficará para a próxima.
Quando fores a Beja observa o que por lá há e depois conta-me, ou fotografa-as, pois são riquezas que se vão perdendo no tempo.
Beijinhos maninha querida,
Eduardinha

24 de novembro de 2012 às 12:13  
Blogger Isabel disse...

Olá Maria Eduardo
vim ver a resposta, sim, mas na altura não me apercebi que eram para mim.
Já tirei o seu mail, depois escrevo-lhe. Muito obrigada.
Um beijinho e boa semana

9 de dezembro de 2012 às 19:31  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial