domingo, 2 de dezembro de 2012

A MINHA MELHOR PRENDA DE ANIVERSÁRIO
 
(Memórias da minha infância)

Neste mesmo dia, há muitos anos atrás, tive uma prenda de aniversário, muito especial!...
Os meus progenitores eram empresários, muito trabalhadores. O seu negócio desenrolava-se  no coração do Alentejo, casa abastada graças a Deus,
 aí se faziam os bons enchidos de porco,
curava-se o bom presunto
e fazia-se também o saboroso pão cozido no forno a lenha. Neste dia, era também dia de
"matança "...coisa que me aterrorizava imenso.
A azáfama era enorme, havia bancas por todo o lado onde se expunham as carnes

 para os diversos fins, homens e mulheres corriam de um lado para o outro, 
só via pessoas atarefadas à minha volta... Ainda gritei bem alto: HOJE FAÇO ANOS!!!
Mas ninguém me dava importância!...
Mas eu fazia seis anos de idade, era um acontecimento muito importante para mim!
Dirigi-me ao meu Pai e disse-lhe:  Pai, Pai, hoje faço anos, o que é que me oferece?
Então, meu Pai, ainda teve o bom senso de não me afastar, chamou-me para
junto de si  e disse-me:  Toma este lombinho de porco,
 diz à tua Mãe para o assar na brasa, põe-lhe azeite, alhos e coentros e vai comer, minha filha!...

e que Deus te abençoe!...
Foi a melhor prenda de anos que recebi até hoje!...
Estes são alguns dos nobres momentos que fazem parte das memórias da minha infância, que relembrarei sempre, até ao resto da minha vida!...

21 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Bom dia BEBE que Deus te acompanhe ....
Gostei muito da festa dos teus seis anos fizeste me lembrar coisas
Maravilhosas beijinhos e um grande abraço .."graça.

2 de dezembro de 2012 às 10:00  
Blogger Isabel disse...

Ah! Então faz anos!
Muitos parabéns e embora já seja esta hora, desejo-lhe a continuação de um dia de anos feliz.
E muitos mais dias de anos!
Um beijinho

2 de dezembro de 2012 às 20:15  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá,Maninha,
Obrigada pelos parabéns e que contes também muitos por muitos e muitos anos e que eu esteja cá para te felicitar no dia do teu aniversário, que não tarda muito...
Estou encantada contigo pois já estás uma grande informática, já tratas o teu iPad por tu cá, tu lá.
Beijinhos e obrigada
Eduardinha

2 de dezembro de 2012 às 21:51  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Isabel,
Muito obrigada pelos parabéns. De vez enquando lembro-me de algumas recordações da minha infância e esta foi uma delas, simples mas dá para pensar como eram os tempos antigos e como são agora os tempos modernos. Enfim, como os tempos e as sociedades mudaram...
Obrigada mais uma vez e um beijinho, Isabel.

2 de dezembro de 2012 às 22:33  
Anonymous DAD disse...

_________________Paz
_______________União
______________Alegrias
_____________Esperança
____________Amor Sucesso
___________Realizações Luz
__________Respeito harmonia
_________Saúde solidariedade
________Felicidade Humildade
_______Confraternização Pureza
______Amizade Sabedoria Perdão
_____Igualdade Liberdade Boa sorte
____Sinceridade Estima Fraternidade
___Equilíbrio Dignidade Benevolência
------Força Tenacidade Prosperidade
------------- Reconhecimento
_______________!!!!
_______________!!!!
_______________!!!!
----------------FELIZ NATAL
---------------------DAD

6 de dezembro de 2012 às 12:41  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Amigona,
Adorei pois acho que tens muita imaginacão, tenho muito orgulho por ter uma amiga como tu,estas de parabéns, não desistas, continua. Gostei imenso das estatuetas e das tuas memórias. Adorei, Adorei, Adorei.........um grande abraço cheio de emoção.
Beijão amigona.
Silvéria

6 de dezembro de 2012 às 14:54  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Amiga Dad,
Obrigada pelos seus Votos de Feliz Natal. Faço meus os seus votos, desejo-lhe tudo o que me deseja, a dobrar.
Um grande beijão, Amiga,
ME

6 de dezembro de 2012 às 21:29  
Blogger Maria Eduardo disse...

Amiga Silvéria,
Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras tão queridas e doces. É um grande incentivo para mim saber que as minhas amigas gostam das minhas brincadeiras e dá-me força moral e energia para continuar.
Um grande beijão, Amigona
ME

6 de dezembro de 2012 às 21:36  
Blogger Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Eduardo,

Que mal me sinto... Passou-me este post e, portanto, passou-me o seu aniversário. Agora já venho atrasada para lhe dar os parabéns. mas acho que ainda venho a tempo para lhe desejar uma vida longa e feliz. Saúde e alegria junto dos seus.

Um beijinho.

PS: Gostei muito de ler as suas recordações. Que bem que lhe devem saber.

6 de dezembro de 2012 às 23:03  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Muito obrigada pelos Parabéns e pela sua visita. Os seus votos são sempre muito bem vindos e têm também um sabor muito especial para mim, pois leio e sigo os seus Blogues com muito entusiasmo e prazer e sei que o tempo de que dispõe para visitar outros Blogues é muito escasso, por isso estou-lhe duplamente agradecida.
Este meu Blogue é um passatempo para mim, onde coloco de vez enquando uma memória, relatos de passeios etc., etc., coisas pequenas que me alimentam a alma e me distraem, por isso fico muito sensibilizada com as visitas que me fazem e com as palavras de amizade e conforto que me deixam.
Um beijinho grande e mais uma vez os meus agradecimentos.
ME

8 de dezembro de 2012 às 01:18  
Anonymous Anónimo disse...

A tua sobrinha-neta adorou o teu bolo de anos, é fã da cor rosa e da decoração.

REcordo com muita saudade todos esses acontecimentos que passaram sem darmos por eles.
Mais uma vez muitos beiiiiiijinhos de parabéns.naty

8 de dezembro de 2012 às 23:33  
Anonymous Carlos Veiga Anjos disse...

Olá Maria Eduardo,
Eu não me esqueci do seu aniversário, como sabe, mas não resisto a aproveitar a oportunidade para deixar uma pequena nota, pedindo desculpa por não o ter feito antes.
Como sabe emociono-me com facilidade e ao ler a bela recordação do ambiente familiar que rodeou os seus seis anitos, a conversa com o pai e, sobretudo, o carinho com que escreve sobre isso, os meus olhos brilharam mais.
Tudo que faz e escreve é fruto de uma sensibilidade profunda, que conheci ao longo dos muitos anos e que perdurará na minha memória para sempre. Que Deus lhe dê saúde e disposição para continuar a brindar-nos com estes espaços de muita ternura e arte. E com excelente ambiente musical.
Abraço amigo do
Carlos Veiga Anjos

9 de dezembro de 2012 às 01:06  
Blogger Maria disse...

Maria Eduardo;
Era bom fazer anos, nesse tempo. Tudo servia para nos fazer feliz. Aposto que nunca comeu, um lombinho tão bom!
Beijinho
Maria

9 de dezembro de 2012 às 16:06  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Naty,
Obrigada pelos Parabéns. É verdade, há tantas recordações gravadas na nossa memória! Esta ficou registada na minha memória como o melhor presente da minha vida!
Um beijinho grande de agradecimento para todos.
Eduardinha

9 de dezembro de 2012 às 22:56  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Meu Amigo e Sr.Dr.Veiga Anjos,
Fiquei sem palavras com tão Ilustre visita e ainda por cima num dia tão especial para mim.
Muito e muito obrigada pelos Parabéns!
As suas palavras sensibilizaram-me imenso e os meus olhos também brilharam mais e tocaram o meu coração. Ao longo de muitos anos tive o prazer de conviver com um amigo excepcional, sentindo-me imensamente grata, orgulhosa e honrada por ter sido meu amigo e de ter contado sempre com a sua amizade.
Obrigada Meu Amigo por este testemunho publico que muito me honrou. Também lhe estou muito grata por ter gostado do meu cantinho, pois é um incentivo para continuar. Bem haja!
Sempre que o Meu Amigo queira visitar este meu espaçozinho, será sempre muito bem-vindo!
Um Abraço, da amiga,
M.Eduardo

10 de dezembro de 2012 às 00:22  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Maria,
Muito obrigada pela sua visita. Somos sagitarianas, quase do mesmo dia!
A prenda dos meus seis anos de idade foi a melhor prenda que recebi até hoje.
Um beijinho, obrigada e até sempre.
ME

10 de dezembro de 2012 às 00:29  
Anonymous DAD disse...

Minha querida Amiga,
Para além de lhe desejar que este ano de vida possa ser muito bom, muito me emocionou a candura do pai e da filha. O pai que deu o melhor à filha e a filha que gostou do que recebeu. Nessa altura tudo era bom mesmo, sendo uma prenda. A vida ensinou-nos, aos poucos a relativizar tudo...infelizmente!
Beijinhos grandes e que este possa ser um bom ano na sua vida!

Beijinhossssssssssss

14 de dezembro de 2012 às 21:41  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Amiga DAD,
Muito obrigada pelos seus votos. É verdade Amiga, como tudo era diferente nos outros tempos, dava-se valor a tão pouco e tinha um sabor tão bom.
Gostei de a voltar a ver neste meu cantinho e também de saber que já recuperou energias para alimentar os seus momentos de luar.
Um beijão,
maria eduardo

14 de dezembro de 2012 às 21:51  
Blogger GL disse...

Olá, Maria Eduardo,

Hoje, com um pouco mais de disponibilidade, tenho-me passeado, e encantado (mais do que já estava), neste seu belo espaço.
Sabe que sinto uma enorme paz quando leio o que escreve? A descrição da prenda oferecida pelo seu terno Pai, no dia dos seus seis aninhos, encheu-me de ternura. Bons anos esses, em que a vida era feita de verdadeiros afectos.

Parabéns pelo Pai que teve, pela forma como moldou a sua maneira de ser.

Para si, um abraço de Parabéns, atrasados, mas sinceros.
Que conte muitos, e muitos, e muitos.

Beijinho

6 de janeiro de 2013 às 18:29  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá,GL,
Só hoje reparei no seu amável comentário, pois o meu Blogue não está actualizado e não me dá sinal da chegada de comentários, só me apercebo quando revisito os posts,pelo que peço me releve desta minha falta.
Muito obrigada pelos Parabéns que me deixou, os meus seis aninhos ficaram gravados para sempre na minha memória, pois ainda me lembro de me sentir pequenina no meio daquela azafama toda. Eu não gostava de ouvir os animais em agonia, naquela hora fatal, mas naquele dia aproximei-me, era um dia muito especial para mim, era o dia do meu aniversário! Como era bom fazer anos!!!.
Muito obrigada GL pela sua generosa e amiga simpatia.
Um beijinho,
maria eduardo

30 de janeiro de 2013 às 18:01  
Blogger GL disse...

Oh, estou tão triste! Já corri o mês todo e não encontro o post sobre o facebook.

Vou ver melhor.

Beijinho

6 de maio de 2013 às 20:08  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial