sexta-feira, 2 de novembro de 2012



DIA DE FINADOS
DIA DOS QUE PARTIRAM PARA SEMPRE


 
O dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna dos nossos entes queridos!
Mas será que os nossos entes queridos só terão direito a um dia especial no ano para serem lembrados?...
Não, não concordo!
Os nossos entes queridos que partiram para sempre
deveriam ser recordados todos os dias!
Todos os dias ao acordar vêm-me à memória imensas lembranças deles...
É o agradecimento de estar viva e de me reconhecer como um ser
que foi gerado por eles, que nasceu, cresceu, e foi amado,
É o bom dia matinal que trocávamos com alegria,
É o lugar vazio na mesa que deixou de estar ocupado pelo nosso
ente querido e passou a pertencer a outra pessoa,
É a chávena de café que tantas vezes foi cheia e esvaziada ao sabor
das torradas estaladiças e das conversas que mantivemos na sua companhia,
É o prato e o talher especial a que se habituara,
É o pão torrado, mas não muito...
É a sobremesa docinha ou não, mas especial. Enfim!...
Ao sair da mesa e ao deslocar-me para outra parte da casa,
as lembranças estão ao alcance dos meus dedos e do meu olhar...
É o sofá onde se recostava e de onde apreciava o programa televisivo que mais lhe agradava,
É a encharpe quentinha que desdobrava sobre os seus ombros,
São as fotos espalhadas pelos móveis e prateleiras que me trazem à memória,
tantas e tantas lembranças de momentos de ternura vividos em comum
e com tanta intensidade!
É uma peça de roupa sua que repousa inerte no fundo da gaveta da cómoda,
com o seu perfume inconfundível,
Mais lembranças???
Tantas e tantas mais...
É a janela de onde tantas vezes se debruçou para observar o nosso jardim florido...
e onde o seu olhar se deteve vezes sem fim em busca do todo e do nada,
São os nobres valores que me transmitiu e que teimo orgulhosamente em seguir,
É a sua imensa gratidão por tão pouco que lhe oferecia!!!!!.....
Será preciso um dia especial para os nossos entes queridos serem lembrados?
Não!
Incapazes de retroceder no tempo e trazê-los de volta ao lugar que lhes pertencia,
os nossos entes queridos merecem, por direito, ser lembrados
todos os dias da nossa vida, e não um único dia do ano!...
PAZ ÀS SUAS ALMAS!

10 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Muito bonito e sensível este seu poema dedicado aos nossos entes queridos. Devemos relembrá-los todos os dias e não um único dia no ano. Estou de acordo consigo.
Gostei muito e vou continuar a passar por aqui.
JC

2 de novembro de 2012 às 22:39  
Blogger Isabel disse...

Este é talvez um dia para dar oportunidade aos mais esquecidos ou aos que estão longe, de recordarem quem já partiu.
Na lembrança, devem estar todos os dias.
A partir do momento em que nos morre alguém muito próximo, passamos a olhar a vida doutra forma.
Tudo é passageiro.
Um beijinho

2 de novembro de 2012 às 22:56  
Blogger Maria Eduardo disse...

Obrigada JC pela sua visita e por ter gostado deste meu poema que dediquei aos meus progenitores.
Passe sempre que queira aqui pelo meu cantinho
pois a sua visita será sempre bem vinda, e a porta está sempre aberta.
Maria Eduardo

2 de novembro de 2012 às 23:20  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá,Isabel,
Obrigada pelas suas palavras. É verdade, quando nos morre alguém muito próximo ficamos a olhar a vida doutra maneira. Perdi a minha mãe há 6 anos e sinto a sua presença nas pequenas coisas, em memórias e lembranças espalhadas pela casa, até ao olhar pela janela me revejo nos olhos dela a admirar as árvores do meu jardim, as hortênsias a desabrochar, a folha a cair, os peregrinos a passarem e que ela tanto gostava de ver.
Enfim... e passei a admirar a vida com muito mais intensidade, com paixão até, como ela sentia.
Obrigada Isabel e um beijinho.
ME
P.S. O texto do meu post ficou um pouco desorganizado, não sei o que se passou, tentarei restaurá-lo logo que possa...mas a mensagem foi passada.

2 de novembro de 2012 às 23:58  
Blogger O Profeta disse...

São mudas as neblinas nesta ilha
É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
Oiço o mar com os meus próprios dedos
Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

Parti e deixei no cais mil dúvidas
Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
Nesses dias bebi sofregamente a vida
Nesses dias a minha alegria era incontida

Uma radiosa semana


Doce beijo

5 de novembro de 2012 às 21:16  
Blogger Maria Eduardo disse...

Ao Profeta,
Muito obrigada pela sua visita. O seu poema é muito belo próprio de um Profeta, sonhador.
Uma semana plena de alegria.
Volte sempre.
Um abraço
ME

5 de novembro de 2012 às 22:14  
Anonymous Anónimo disse...

Até que enfim,já tenho um tempinho disponível e também coragem para fazer um comentário ao teu lindo post.Concordo absolutamente contigo,
pois recordo os bons momentos que passámos juntos.
Sim,há grande saudade e cada vez sinto-a maior e por vezes as lágrimas saltam-me sem sentir,por todos os nossos entes queridos especialmente a nossa Bondosa mãe que era uma SANTA.
QUE DEUS LHES DÊ PAZ.Beijinho, naty

14 de novembro de 2012 às 22:27  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Mana Naty,
Obrigada por teres deixado um comentário, sei que te custou muito falares da nossa Saudosa Mãe pois foi uma grande amiga para todos, especialmente para ti que privaste mais com Ela, no dia a dia. Infelizmente fui uma filha mais ausente, por motivos profissionais, hoje gostaria de retroceder no tempo e recomeçar de novo. Quando nos encontrarmos no além vou corrigir os erros que cometi na terra.
Um grande beijinho e vamos recordando com muita saudade os nossos entes queridos, em especial a nossa Santa Mãe.
ME

14 de novembro de 2012 às 23:15  
Anonymous Anónimo disse...

Fiquei muito comovida com este poste .
Admiro te muito um grande beijao da graça .

16 de novembro de 2012 às 17:11  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá, Graça,
Também eu me comovi ao escrevê-lo. Que saudades, Ai se eu pudesse voltar para trás!...
Um grande beijinho,
Eduardinha

16 de novembro de 2012 às 19:36  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial