domingo, 14 de julho de 2013

A BONECA!...




 
 No meio de tanta velharia e raridades de todas as épocas,
 emergia um boneco do tamanho de um bebé, estava virado de costas.
Peguei nele, virei-o e  observei-o:  Era muito pesado... era de biscuit!

Estava inteiro mas imundo!...
Não tinha expressão, os olhos estavam enevoados, sem brilho,
o cabelo acinzentado, as vestes de cor indefinida
de tão sujas e amarelecidas pelo tempo.


 
Imaginei... provavelmente teria sido o encanto de alguma
criança, que por sua vez teria crescido e voado para parte incerta,
abandonando-o algures num baú ou guarda-roupas... Quem sabe?
De imaginação em imaginação, pensei indecisa... Compro-o, levo-o?
De repente decidi e disse: - Compro-o!...
Recriminei-me logo à partida por ter incorrido nalguma asneira...
Mas, confesso que o enfiei num saco com alguma relutância e ali permaneceu, quase esquecido!
Algum tempo depois decidi mexer-lhe mas não sabia por onde começar...
Finalmente despi-lhe as vestes com a ponta dos dedos,
seguindo-se um banho generoso. Para minha grande surpresa, verifiquei que tinha marca, era um boneco Português, dos  meados do Século passado, feito por uma grande criadora de bonecos de biscuit.  À medida que o ia limpando
os seus olhinhos brilhavam, cada vez mais, eram azuis acinzentados com
alguns lampejos de sol e de vida!
O cabelo empastado pela sujidade ficou louro reluzente como
o de um bebé bem cuidado!
A sua boca  a sorrir como o de um bebé feliz, mostrava a língua
e os dentinhos a desabrocharem!
A pele ficou macia, sedosa e cheirosa!
As vestes depois de tratadas ficaram da cor de uma rosa
perfumada, acabada de colher!
Era uma Menina!...
A minha bebé virou gente, é agora uma linda menina, renascida das cinzas!
 Está a sorrir, os olhos brilham de felicidade
e a boca parece querer balbuciar as primeiras
palavras de uma criança feliz:
 - Olá mamã, Olá, Olá!
Obrigada!

 
E ASSIM SE TRANSFORMOU UMA INUTILIDADE
NUMA BONECA LINDA QUE AINDA  FAZ  SORRIR
UMA CRIANÇA!
me

 

12 Comentários:

Blogger Um Jeito Manso disse...

Olá, Maria Eduardo,

Que linda. Imagino a ternura dos seus gestos ao tornar essa boneca abandonada na linda menina que agora é. Que maravilha. Parabéns pelo seu cuidadoso e frutuoso trabalho.

Beijinhos!

15 de julho de 2013 às 00:30  
Blogger Isabel disse...

Que linda!
A Maria Eduardo soube ver, com os olhos e com a intuição, que lhe mostrou a beleza mesmo escondida.
Ainda bem que assim foi!
Ficou lindíssima!
Um beijinho e boa semana :)

15 de julho de 2013 às 00:52  
Anonymous Anónimo disse...


Venham cá,ver um bebé da titi Dadá!!.
Manuel-Avó,ele é muito lindo!!!!
É verdadeiro ou falso????
Isabela-Encantada, estava calada ,sem dizer algo.Por fim disse:Gosto muito dele,é muito bonito eu quero-o!!!!
Já sabes,tens dois candidatos à tua herança.
Muitos beijinhos.
naty

15 de julho de 2013 às 16:01  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

É lindíssima. Eu também tenho cá em casa
algumas bonecas de que gosto muito.
E às vezes até penso que têm vida tal a
expressão dos seus olhos.
Bj.
Irene Alves

15 de julho de 2013 às 18:54  
Blogger GL disse...

Pronto, lá estou cheia de "inveja"!
Que linda é a boneca. Que sorte tê-la encontrado, mais, que bom ter decidido comprá-la.
Onde encontrou essa não havia mais? :)

Beijinho e, claro, parabéns pelo belíssimo trabalho.

15 de julho de 2013 às 20:00  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Nem imagina a sensação que tive quando comecei a ver o que o boneco escondia, e fiquei toda derretida com a linda bebé que foi surgindo das cinzas, já que era tudo cinzento à volta dela.
Obrigada por ter gostado desta pequerrucha que foi salva do meio do ferro velho e é o encanto das crianças.
Um beijinho

15 de julho de 2013 às 23:05  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel,
Bonecas é outra das minhas paixões e esta menina encantou-me pela sua história de vida. Foi concebida por uma grande criadora de bonecas, mas passou por muitas mãos até chegar à fase final e o mais importante é que é um produto nacional que não se produz mais. É uma pena! Foi um produto nacional que chegou a ser exportado até para o Japão...
Obrigada por ter gostado desta Menina.
Um beijinho

15 de julho de 2013 às 23:18  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Naty
e Meus Queridos,
Já sei que os meus queridos sobrinhitos netos adoram os bonecos da Titi. Só que a colecção de bonecas da Titi é já muito grande e têm que ir pensando em criar um museu (particular) para exporem todas as bonecas, pois a colecção vai sempre engrossando...
Beijinhos grandes para todos.

15 de julho de 2013 às 23:28  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Irene,
Obrigada por ter gostado desta minha boneca. Sabe que tenho uma tara por bonecas e já tenho bastantes, algumas com histórias muito curiosas. Tenho muitas novas, mas o que me apaixona mais é restaurá-las e dar-lhes vida!Com o tempo vou mostrando as minhas preciosidades.
Também já vi a sua menina no seu Sinfoniaesol...É Inglesa?
Um beijinho e obrigada pela sua visita.

15 de julho de 2013 às 23:36  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá GL,
Que bom ter gostado da minha menina! Gosto muito de mostrar coisas bonitas e bem sucedidas, pois de coisas feias estamos nós fartos! Foi uma preciosidade que descobri com o meu olho clínico, no meio de muita velharia!:)... virei-a, revirei-a, examinei-a e fiz-lhe logo o diagnóstico e acertei!
Um beijinho GL e obrigada por ter gostado.

15 de julho de 2013 às 23:46  
Anonymous Anónimo disse...

Muito bonita esta boneca e que sorte que teve em descobri-la.
Gostei muito da história desde que a encontrou até ao seu final feliz.
Um abraço
JM

18 de julho de 2013 às 23:02  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá JM,
Obrigada por ter gostado da história verdadeira que contei da minha boneca. Ela é mesmo um encanto que desenterrei das cinzas.
Um abraço e obrigada

19 de julho de 2013 às 23:22  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial