sexta-feira, 20 de maio de 2011

OS NOSSOS TEMPOS DE ESCOLA

Na 1ª Escola da Aldeia Na Escola da Aldeia
Na Escola da Vila

Dedico este post a todas nós AMIGAS, e aos nossos tempos de criança!
Éramos assim há muitos anos atrás na nossa primeira escola:
Muito alinhadas, bibes imaculados, cabelos curtos ou fartas tranças
com grandes laços, meninas muito obedientes e aplicadas. Sentadas
nas carteiras altas sentíamo-nos muito pequeninas e inofensivas.
A professora era a imagem sagrada à qual devíamos obedecer, respeitar
e até adorar!

Ainda me lembro de me pôr em bicos de pés para escrever no quadro,
naquela ardósia imensa onde o giz rangia, arrepiava e fazia espirrar.
Aprendemos a ler e a escrever ao som da "menina dos 5 olhos" a temida
palmatória que castigava sem dó nem piedade as nossas
frágeis mãos, doía e humilhava até à raíz do nosso pequenino ser.

Lembram-se dos livros de leitura e das histórias de encantar?
"A Toutinegra Descuidada....Passava o dia a cantar, entre o verde milheiral,
sem pensar em trabalhar....."
"A Barca Bela ...Quem quer ver a barca bela, que se vai deitar ao mar?
Nossa Senhora vai nela,
Os Anjos vão a remar! São Vicente é o piloto, Jesus Cristo o general.
Que linda bandeira levam! Bandeira de Portugal!"
etc. etc....
Que lindos eram estes textos cheios de poesia e amor,
que ficaram tão bem vincados nas nossas memórias!

E lembram-se do recreio ?
Era aí que nos descontraíamos e nos sentíamos de novo crianças
felizes e renovadas! E como as nossas brincadeiras eram angélicas... as rodas,
o jogo do lencinho da botica lá vai, lá fica, o apanha, a cabra-cega... etc... etc...
Recordo estes momentos de inocência com muita saudade, aí se estabeleceram laços
profundos de amizade que perduram pela vida fora como se de um mandamento
se tratasse... Estes laços são elos inquebráveis, puros, de
verdadeira irmandade. Mesmo que o destino nos tenha separado
fisicamente e traçado percursos de vida diferentes
para cada uma de nós, esses laços continuam vivos em nós e presentes nos
nossos corações, com recordações imensas do nosso passado inocente e feliz.

Sinto uma alegria imensa quando o destino me cruza com as minhas amigas de outros
tempos e podemos recordar os belos momentos vividos antigamente!
Aproveito este espaço imenso para deixar uma mensagem de GRANDE SAUDADE
a todas as minhas amigas de escola que comigo partilharam os momentos históricos
da nossa infância, inesquecíveis e marcantes nas nossas vidas !
A todas as minhas amigas de infância agradeço a amizade incondicional
de tantos e tantos anos e de se
terem mantido fiéis aos valores nobres que colhemos na nossa
INFÂNCIA e na nossa AMIZADE!...Obrigada, AMIGAS!
m.eduardo

11 Comentários:

Blogger Dad disse...

Muito lindo este post! Era mesmo assim! Bons tempos. Éramos pequenas todos nos carinhavam e ninguém estava morto...

20 de maio de 2011 às 20:08  
Blogger Dad disse...

Qual destas meninas era você?
Beijinhos,

20 de maio de 2011 às 20:10  
Anonymous Anónimo disse...

Muito bem. Não tenho ido ao blog porque pensava
que que não continuavas tão activa. Gostei muito e penso que na fotografia sou a 4ª a contar de baixo. Será?
Bjs
Joana

27 de maio de 2011 às 15:32  
Anonymous Anónimo disse...

A Professora era a D. Laurinda, a minha futura tia nessa altura, não era? Parece-me que é ela que está em cima. Como não se consegue fazer o zoom ou eu não sei, não se vê bem. Ela era muito boazinha não usava a régua como o fazia a D.Adozinda ou seria só a mim porque andava a catrapiscar o meu tio?

Joana

27 de maio de 2011 às 15:41  
Anonymous Anónimo disse...

Oh amiga. deixaste-me arrepiada, comovida, sei lá que mais!... Que grande surpresa. Esta tarde,já bastante tarde abri o computador e lembrei-me de visitar em 1º.lugar o teu blog que já há um tempo não visitava. Não acredito em bruxas mas que as há!... Não é que hoje e depois de não sei quantos anos,entreguei 1 saco do banco alimentar à colega «louraça» que se encontra no último lugar das 3 junto à professora?Foi uma alegria!Aproveito para esclarecer a Joana que a Prof-era a D.Maria Regina,também durona mas menos que a D.Adozinda.Será que és a última da 1.fila?

28 de maio de 2011 às 20:28  
Anonymous Anónimo disse...

(continuação)

da 1ª.foto da tua escola, claro!

M.Joaquina

28 de maio de 2011 às 20:34  
Anonymous mariaeduardo disse...

Olá Amigas,
Obrigada pelos vossos comentários tão ternurentos... Foi uma surpresa que vos quis fazer para nos reencontrarmos e recordarmos os nossos tempos de criança!...
Esclareço que na 1ª foto sou a menina do bibe xadrez, ao centro. Na 2ª foto, sou a 1ª da 2ª fila de trás, a contar da direita para a esquerda, ou seja, a borboleta do bibe branco aos folhos!..Tenho a mão direita na cintura e a mão esquerda na algibeira!...Não faltava nada para a fotografia!...Tudo a rigor! Que belos estes momentos históricos da nossa infância!...

29 de maio de 2011 às 00:31  
Blogger Isabel disse...

Estão giras as fotos.
Sabe, não tenho boas recordações da escola primária. Tenho boas recordações da infância, mas nenhumas associadas à escola. Da minha professora também não guardo boas recordações. Não era uma menina "querida" das dela. Batia muito. No entanto, a minha irmâ mais velha que teve a mesma professora, tem boas recordações. Eu era muito tímida.

Vejo que ainda conserva amigas desse tempo. Isso é muito bonito. Eu não. Tenho amigas de infância, mas vizinhas com quem brincava. Da escola não conservo nenhuma.

Gostei muito de ver o seu post. Também tenho este livro, que foi o meu da 1ªclasse.
Um beijinho e obrigada

13 de setembro de 2012 às 23:30  
Blogger Maria Eduardo disse...

Olá Isabel,
Só hoje vi este comentário, que agradeço imenso.Que belos foram os nossos tempos de criança.
Um grande beijinho

18 de novembro de 2012 às 22:04  
Anonymous Anónimo disse...

A minha avó costumava ler-me o livro da primeira classe quando era pequena e sempre me chamou de toutinegra descuidada. o texto "A Toutinegra Descuidada....Passava o dia a cantar, entre o verde milheiral,
sem pensar em trabalhar....." está completo ou ainda há mais? Se houver poderia me trancrever o texto integral? ficaria-lhe muito agradecida. Adorava relembrar-me da origem da minha alcunha.

18 de janeiro de 2013 às 20:12  
Blogger Tiro ao Alvo disse...

A minha memória diz-me que a estória começava assim:

A toutinegra real
passava o dia a cantar
entre o verde milheiral
sem pensar em trabalhar

Ou seja, que ela era descuidada, certo, mas esse qualificativo não vinha no texto...

Boas recordações.

20 de agosto de 2014 às 22:08  

Enviar um comentário

SEJA BENVINDO Á PÁGINA DAS MINHAS CRIATIVIDADES!
OBRIGADA PELA SUA VISITA E COMENTÁRIO!

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial